quinta-feira, 14 de março de 2013

Qualidade de Vida





Hoje quando ligamos  a TV, ou quando abrimos uma revista, ou mesmo em uma roda informal de amigas sempre nos deparamos de uma forma ou de outra com a expressão "Qualidade de vida". Algo que milhares e milhares de pessoas almejam alcançar, frases como : "Estou trabalhando muito agora por que pretendo ter mais qualidade de vida quando me aposentar"ou " No ano que vem pretendo ter mais qualidade de vida ". Pessoas dizem frases como se fosse algo muito deficil de ser conquistado.
Em uma pesquisa que realizei, sobre "O que é qualidade de vida pra você? " obtive diversas respostas como:
Pra mim qualidade de vida é:
Mexer no meu tablet, assistir filme, estar com minha familia, sair com meus amigos ou ficar a toa com eles , praticar esporte, ir a praia, sair com meu namorado, brincar de Barbie,  ficar no facebook , não ter tarefa de casa, estar de férias, passear com meu cachorro, almoço de domingo na casa da vó, comer brigadeiro de colher ....... Nossa as respostas foram diversas e inumeras rsrsr.
Em nossa mente quando falamos em qualidade de vida a primeira coisa que nos vem a memória é aquilo que fazemos que mais nos proporciona prazer, o que fazemos em nossas horas de lazer, totalmente sem cobranças .
Quero dizer que não estamos erradas em pensar assim. Mas não podemos passar o nosso tempo todo somente realizando essas coisas. E quando estamos no trabalho, no transito, no banco , nas diversas situações do nosso dia a dia, será possivel também termos qualidades mesmo nesses momentos???






Ao pensar no significado da palavra , qualidade significa: maneira de ser, boa ou má; algo nobre de valor. Algo bom coisas boas e que nos fazem feliz . Simples assim.
Então podemos afirmar que qualidade de vida, nada mais é do que uma vida de qualidade!
Para alguns autores é definida como: " Uma somatória de aspectos que resultarão em uma vida harmoniosa, prazerosa, saudável e ativa."
Mas Roberta como conseguir isso?????

Vou destacar alguns moduladores, que nos ajudam a obter  uma vida de qualidade:
  • alimentação equilibrada
  • controle de peso
  • administração do estresse
  • estado de saude
  • atividade física



Portanto podemos afirmar que a qualidade de vida  é expressa de acordo com os nossos hábitos, com as escolhas do nosso dia a dia.  Temos feito escolhas saudáveis???? 
Não se esqueçam de que a determinação e a coragem para mudar são fundamentais para a aquisição de hábitos saudáveis.











A cada semana iremos abordar um pouco mais sobre cada moduladores !

Até Breve,

Roberta Malagutti

3 comentários: