quinta-feira, 7 de março de 2013

"Alongamento um presente para o nosso corpo"



                                           

  

Sei que todas nós já ouvimos muito essa palavra "alongamento" mas será que sabemos usá-la no nosso dia a dia?
O alongamento é muito mais, que alguns exercícios que fazemos antes dos treinos, talvez para preencher o horário da aula ou quem sabe até fazemos por que todo mundo faz!
Imaginem que nosso corpo seja um automóvel , nossas articulações sejam as rodas e nossos musculos os pneus. Bem então para que ele venha se movimentar e realizar todos os movimentos que desejamos nossas articulações precisam ser movimentadas e quando isso acontece enviamos aos nossos musculos vários estimulos que os despertam (avizam) que eles precisam estar prontos para serem utilizados.
É como se estivéssemos calibrando nossos musculos para usá-los. O alongamento é mais do que qualquer  movimento é um preparo ao nosso corpo para os movimentos do nosso dia a dia. E quando fazemos isso aumentamos a "vida útil" de nossos musculos, prevenindo e evitando lesões.
 
Aqui vai alguns benefícios :
 
Após malhar realizar o alongamento alivia o desconforto muscular.
Quando movimentamos nossas articulações através dos alongamentos dinâmicos amenizamos dores . E previnimos a perca da liberdade de movimentos.
Alongamentos evitam e aliviam as caibras musculares.
 


Segundo autores:
 
" O alongamento serve primeiramente para previnir as doenças. Segundo trabalha a flexão e extensão dos musculos, e auxilia numa melhor circulação sanguínia"
 
" A pratica do alongamento é tão importante quanto fazer exercícios pois quando estimulamos a musculatura ganhamos flexibilidade , elasticidade da pele e melhoramos a oxigenação dos tecidos fundamental para desenvolvimento da musculatura".
 
"É muito importante durante a jornada de trabalho, principalmente para as pessoas que trabalham horas na frente de um computador realizar mini pausas para se levantarem e fazerem alguns  movimentos de alongamentos, ao longo de todo o dia, pois ao ficarmos muito tempo em uma mesma posição, comprometemos o fluxo da circulação sanguinea que é responsavel por transportar oxigênio, nutrientes e vitaminas para a células do corpo."
 
Bem, ai vai uma dica para todas as manhãs:
 
Pra começar tirem o travesseiro de baixo da cabeça, e coloque-o ao seu lado. E na sequencia dê uma leve espreguiçada geral e conte até 30 segundos, alongando pernas e braços. Em seguida abrace as pernas pelos joelhos, para alongar a região lombar repetindo essa série tres vezes , ou seja, alternando, espreguiçar e abraçar pernas por 30 segundos cada.
 
 Lembrem-se o maior presente para o nosso corpo é o movimento!!! 
 


















Roberta Malagutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário