quinta-feira, 21 de março de 2013

Alimentação equilibrada e Controle de Peso

Bom dia amigas, 
Como combinamos no post da semana passada, vamos falar um pouquinho essa semana sobre  um dos moduladores para Qualidade de Vida.

- Alimentação Equilibrada e Controle de Peso







Bem deu pra se ver que o equilibrio faz parte de nossa vida como um todo, para vivermos bem é realmente necessário alcançarmos um equilibrio em todas as áreas e na alimentação não seria diferente!
Mas vamos lá, alimentação equilibrada ou balanceada é aquela que nos oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo ( Energéticos, Construtores e Reguladores)pois assim conseguimos todos os nutrientes que o nosso corpo precisa para viver em harmonia.
Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilibrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.





Controlar seu peso significa manter um peso saudável adequado ao nosso corpo, por isso é bom tirarmos da idéia aqueles corpos que muitas vezes em nossa mente achamos perfeitos e ideais, como os das nossas amigas, modelos etc... pois na maioria das vezes esses "tais corpos" não são o peso saudavel adequado ao nosso corpo! Lembre-se que somos unicas, e por isso nossos corpos sempre vão ser diferentes de uma para outra, o importante é vc estar no seu peso ideal e saudável! 
Ter peso a mais aumenta muito o risco de desenvolver vários problemas de saude!
Uma grande chave para conseguirmos manter o nosso peso é através da atividade física regular no nosso dia a dia. Vamos ser simples caminhar é uma atividade excelente! 

Os Benefícios de se controlar o peso

  • Perder peso Reduz o colesterol no sangue e os níveis de triglicerídeos, ambos associados ao aumento do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares;
  • As pessoas com excesso de peso tem 2 vezes mais probabilidades de desenvolverem diabetes tipo 2 do que as que mantem um peso saudável;
  • Perder peso não só reduzirá o seu risco de desenvolver osteoporose, osteoartrite, como diminuirá a pressão nas articulações que suportam seu peso;
  • A obesidade e o peso excessivo são grandes fatores de risco para alguns tipos de cânceres, entre eles câncer de mama, colo do utero, do pescoço, dos ovários, da vesícula biliar  e próstata nos homens. A perda de peso é proporcional à redução de desenvolver estas doenças;
  • A apnéia do sono é um problema grave intimamente associado ao peso excessivo, a perda de peso melhora significamente essa situação;






Algumas sugestões para o controle de peso

  1.  Coma apenas o que precisa
  2. Abastaça-se de frutas e legumes
  3. Elimine os alimentos gordos
  4. Ingerir água
  5. Reduza os lanches ricos em calorias
  6. Vença a armadilha da fadiga







Procurem sempre as orientações de Profissionais qualificados como Nutricionistas e Educador Físico!

Até a próxima semana, 

Roberta Malagutti

4 comentários:

  1. Gostaria que você escreve como manter o peso, só que ao contrário, digamos assim... Rsrs
    É que sou bem magrinha e tenho dificuldades para engordar. Qualquer alteração que tenho na rotina, no humor, acabam me fazendo perder o apetite e no fim, emagreço.
    Queria conseguir controlar melhor isso! :)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anie, obrigada por sua pergunta e por sua participação. Estaremos fazendo um post para esclarecer sua dúvida em breve. Beijos para você também. Roberta

      Excluir
    2. Olá Anie, é um prazer poder lhe responder.
      Então primeiramente, precisamos descobrir algumas coisas mesmo vc sendo bem magrinha precisamos descobrir qual a sua classificação de IMC, através do seu peso e altura, precisamos descobrir se vc esta dentro do seu peso ideal.Por que tendo essa informação consigo te responder melhor se souber me envie depois! preciso do seu peso atual, e sua altura.
      Mas dentro daquilo que vc nos informou, geralmente as pessoas "magrinhas", possui um metabolismo mais acelerado, isso significa que tudo que vc ingere seu corpo metaboliza muito bem e acaba não restando reservas srsrrs, então precisa fazer refeiçoes hipercalóricas e mais vezes ao dia! E quanto a exercício de preferencia a exercicios de força e anaeróbio, para ganho de massa muscular! Mas lembre é muito importante que faça uma consulta com uma Nutricionista.
      Boa noite,

      Excluir
  2. Oi Roberta, atualmente estou pesando 51 kg e tenho 1,70 de altura. O máximo que consegui pesar foi 53kg, mas com a correria acabei emagrecendo rapidinho!!
    Muito obrigada pelas dicas, vou procurar uma nutricionista!!!
    Beijão

    ResponderExcluir