segunda-feira, 11 de março de 2013

Os mais variados tipos de Relacionamentos!

 


     Antes de começar a falar sobre relacionamentos específicos, com situações específicas, gostaria de falar um pouco sobre os tipos de relacionamentos que podemos ter e que existe no nosso mundo.
     Podemos nos relacionar das mais variadas maneiras. Nos relacionamos com nossa família, com pessoas que são tão próximas, que passam a ser tratados também como família. Nos relacionamos com colegas de trabalho, com as pessoas do comércio que frequentamos, com os médicos que nos atendem, ou com as pessoas que nos servem nos salões de beleza., Nos relacionamos com pessoas que nem se quer vimos ou tocamos, mas com quem conversamos via internet, salas de bate papos e outros. Nos relacionamos com os livros que lemos, as músicas que ouvimos, seus autores e compositores e até mesmo com as novelas que assistimos e seus personagens.  Nos relacionamos com as pessoas que nos trazem informação pelos meios de comunicação. Nos relacionamos com os animais e até mesmo com a natureza de uma forma geral. E por fim nos relacionamos com nós mesmos e com o Criador do Universo.
     Tentei me lembrar de todas as áreas em que poderíamos nos relacionar, e em cada situação, ela vai se dividir em muitas outras variáveis. Por que é assim? Por que pra todos os lados que olhamos e nos movemos, acabamos por travar algum tipo de relacionamento, onde mesmo sem querer, nos envolvemos de uma forma ou de outra?
     Todos estes tipos de relacionamentos nos trazem a tona emoções ou sentimentos, hora positivos, ora negativos. As vezes são de alegria, outras de ira, podem ser de admiração, mas também podem ser de decepção. Podem aflorar o melhor, ou o pior de nós, dependendo do momento e das circunstâncias. Neste campo de nossa vida, nada é garantido ou seguro. Nada é previsível e certo! Sempre, de uma forma ou de outra, podemos começar bem e terminar mal, mas também podemos começar mal e terminar bem.
     Isso, naturalmente nos causa inseguranças, temores e desconfiança. Ficamos sempre pensando de que forma podemos nos proteger e nos livrar da dor que eles podem nos trazer. Mas infelizmente, não temos como controlar isso ou qualquer outra coisa.
     Todavia, precisamos saber, que fomos criados com este objetivo. O de nos relacionarmos uns com os outros e nos relacionarmos com o Deus que nos criou. E Ele sabia que isso tudo não seria muito fácil pra nós, que teríamos muitas dificuldades, muitos aborrecimentos e muitas lágrimas, em meio a cada um destes relacionamentos, assim como teríamos momentos de grande prazer e muitas alegrias também. E que, sendo de um jeito ou de outro, precisaríamos  da ajuda Dele pra aprendermos a administrar e viver cada uma destas relações da melhor forma possível. De forma sadia e responsável, consciente e com sabedoria, com humildade e justiça, aprendendo a dar e receber,acolhendo e também deixando ir. Por isso, ele nos deixou um "manual", onde Ele nos deixa mandamentos e orientações de como proceder em nosso dia a dia pra vivermos uma vida de qualidade, significado e paz!
     É com base nisto, que vamos estar conversando com vocês sobre os mais variados tipos de relacionamentos. Sendo assim, quero citar aqui a resposta que Jesus deu quando questionado sobre que mandamentos deveriam ser guardados. Ele respondeu: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo! Você percebe? Ele resume todos os mandamentos em apenas dois e ambos são sobre relacionamentos.
     Então, meu convite continua de pé: vamos interagir e nos relacionar, trocando nossas experiências, pensamentos, críticas e contribuições, enriquecendo a vida uma das outras/os.
     Uma excelente e abençoada segunda feira a todas/os vocês e uma semana cheia de boas expectativas conscientes sobre os nossos relacionamentos! Até segunda feira que vem, se Deus quiser!  

2 comentários:

  1. Ótimo texto amiga, amo me relacionar ainda que implique em correr riscos, pois sei que Deus me criou para isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jô,

      porque realmente foi pra isso que ele nos criou e qdo não queremos nos relacionar, perdemos tudo que Ele tem reservado para nós e para o nosso bem... bjs e saudades... sua sempre amiga...

      SusyMPC

      Excluir