segunda-feira, 1 de abril de 2013

Amor Platônico!

     Olá pessoas queridas, mais uma segunda feira se inicia e claro, temos um novo tópico no nosso papo sobre relacionamentos. Desta vez o assunto é amor Platônico! O que vcs pensam sobre isso? É válido? É real?
     Eu tenho a minha opinião e gostaria de compartilhar com vcs...


  
     O amor nunca desiste. O amor não é egoísta. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe. Não se impõe sobre os outros. Confia sempre em Deus....... I Cor. 13 (A MENSAGEM)
Segundo a bíblia, o Amor verdadeiro sempre é relacional, como vimos em pedaços do texto acima citado.





 Segundo a definição da Wikipédia, Amor Platônico é um amor que tem seu nome por causa de Platão, mas que não combina na prática com o que ele pensava sobre isso. Ele falava de um amor puro que vai além de nossos desejos físicos, mas a definição geral, ficou como um amor que existe sem um relacionamento sexual.
     Uma outra definição de amor platônico é aquele amor que fica só na cabeça e no coração do indivíduo e que nunca é exteriorizado. Dentro desta última definição, as razões podem ser as mais variadas: por timidez, por ser um amor proibido, por ser um amor impossível, por ser um amor não correspondido. Mas o fato é que apesar de ter o nome de Amor e de ser tão reconhecido pelas pessoas, também não pode ser reconhecido como um Amor verdadeiro.
     Podemos dar novamente outros nomes pra ele, como encanto, admiração, atração, adoração, fantasia, paixão! Mas não o amor de um homem e uma mulher.
     Como conversamos anteriormente sobre o amor a primeira vista, eu não creio nisso, simplesmente pq o amor é troca, é conhecimento, é tempo, cumplicidade, fidelidade, lealdade, transparência, perdão. E não podemos fazer nada disso sozinhos.




     Porém, reconhecemos que é possível viver preso nestes sentimentos, uma pessoa fica apaixonada por seu cantor preferido ou por seu ator predileto. Um adolescente fica encantado com a sua primeira professora. A prima que se encanta com o seu primo lindo e mais velho que ela. E claro, hoje em dia, não podemos tb deixar de falar das paixões virtuais. Que pra mim, é o mais complicado, pq vc se apaixona por uma ideia, por algo que te é apresentado, mas que vc nem sabe se é real ou não. Te apresentam aquilo que vc quer comprar e não o que de fato existe do lado de lá. Claro...existem exceções... Existem de fato pessoas crédulas e até ingênuas que creem na transparência e sinceridade das pessoas e acham que tudo é como se apresenta. Mas raramente é assim! Tb existe um, ou outro caso de amor virtual que realmente vira um conto de fadas, que depois de um tempo passa para o real e vira relacionamento de verdade e dá certo.
Mas aí já deixou de ser Platônico!




     Ou seja, amor platônico é um sentimento que não se realiza! Então, em minha opinião, não vale apena investir nestes sentimentos, já que eles tornam vc refém dos mesmos, tomando de vc a sua energia, o seu tempo, o seu coração, o seu melhor. E pior, vc nunca poderá vivenciá-lo além de perder a oportunidade de viver um grande e sincero Amor verdadeiro, por estar ocupado demais com algo que nem existe.
     Mas se vc discorda, ou se vc concorda, não guarde pra vc, deixe seu comentário e sua opinião, vamos interagir. Me enriqueça com sua opinião! Espero por vcs...


2 comentários:

  1. Exatamente isso!

    O pior de tudo, penso eu, é a perda de tempo que esses sentimentos fazem com nossa vida, energia e sonhos...

    Mas graças a Deus que em sua misericórdia nos ensina, e muito, nesses momentos que insistimos em alimentar o "amor" platônico, desde que, nos permitamos a aprender.

    Bjos mamys! <3

    ResponderExcluir