quinta-feira, 18 de abril de 2013

FORTALECER OS MÚSCULOS É IMPORTANTE PARA PROTEGER OSSOS E ARTICULAÇÕES!!!!





Quando pensamos em fortalecer logo em primeiro lugar já vem em nossa mente a famosa "musculação", mas para vcs que não conseguem gostar ou sentem muita dificuldade em estar numa sala de musculação fiquem tranquilos outros exercícios como ginastica localizada,treinamento funcional e pilates também fortalecem a muscuatura ok.

Fortalecer os musculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. Além de melhorar o condicionamento aeróbio , ter a musculatura forte e resistente também protege ossos e articulações e melhora o metabolismo.
Mas lembrem-se para que a musculatura traga todos esses benefícios, ela precisa ser exercitada e sempre tendo a orientação de um Educador Físico, nada de começarem a malhar sem orientação.

 Exercícios que tem como objetivo definir a musculatura trabalham muito mais a resistência muscular do que a força. Por isso que são feitos em maiores repetições com cargas mais leves. Ao contrário da musculação, onde é feita menos repetições com cargas mais pesadas, o que aumenta ainda mais a tonificação do corpo. 
No caso do Treinamento Funcional o abdomem e costas são os mais exigidos, o que melhora a estabilidade do tronco e o assoalho pélvico.

Ai vai umas dicas de exercícios para fortalecer as pernas e o abdomem:

  1. Deite de barriga para cima ( decúbito dorsal) entrelace as mãos por trás do pescoço e expirando e inspirando ( puxando e soltando o ar) levante o tronco em direção as pernas que vão estar totalmente esticadas para cima ( Repetições de 3 x 15);
  2. Para quem tem a bola é perfeito fazer o mesmo exercício com as pernas em cima da bola pois vai ajudar no equilibrio;
  3. Sentado na bola esticar os braços nas laterais na altura dos ombros e fazer uma rotação com o corpo para cada lado, não esquecendo de controlar a respiração . Para quem consegue o ideal é ao rodar o corpo levantar uma das pernas para ajudar no fortalecimento muscular ( repetições 3x 15);
  4. Ainda com a bola pode -se deitar de barriga na bola ( decúbito ventral) e com as mãos entrelaçadas atras do pescoço  levantar para trás como se fosse  um abdominal de costas esse exercício é para o fortalecimento da lombar; (repetições 3x10)






Segundo os médicos, vale ressaltar que a falta de exercícios para os musculos implica na perda de massa magra, e consequentemente , no ganho de gordura.
E isso realmente acontece por que  o metabolismo diminui ou seja se a pessoa mantiver a mesma dieta, ela acabará acumulando gordura por que não esta mais queimando essas calorias que estão sendo ingeridas.
Por isso mais uma vez vale meu recado, é muito importante se manter em atividade física, seja ela qual for.!!



Beijos a todos os leitores até a próxima semana,
Roberta Malagutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário