Eu não sei vocês, mas ultimamente tenho visto e vivenciado algumas situações de tanta falta de educação. Parece que a cada dia as pessoas estão mais e mais egoístas e não querem nem saber de quem está do seu lado e sei lá parece que a gente vai se contaminado um pouco com isso e se nos deixarmos levar acabamos ficando tão mal educadas quanto , não é mesmo?
Lembro que quando era criança minha mãe falava com todos os vizinhos da rua, levava bolos e doces, trocavam receitas e ás vezes algum vizinho batia na nossa casa apenas para perguntar se estava tudo bem. Hoje vivemos cada vez mais fechados e não conhecemos e mal cumprimentamos nosso vizinho de porta do apartamento, não é?
Como eu sempre digo eu acredito na Beleza, acredito que fomos criados por um Deus que ama a beleza e tudo que é belo e não tem nada de mais bonito do que uma pessoa gentil e educada. Acho lindo demais ver pessoas educadas e simpáticas. Quando encontramos pessoas assim nosso dia fica até mais bonito e especial, concordam? Então resolvi falar um pouquinho sobre etiqueta aqui no Blog. Toda semana teremos um post sobre esse tema que abordará etiqueta pessoal e empresarial e um pouco de Consultoria de Imagem.
Então hoje falaremos um pouquinho de situações rotineiras :
A gente geralmente esquece de usar algumas palavrinhas que na verdade são muito elegantes, pois conseguem deixar a nossa vida e a dos outros que convivem conosco muito melhor. Portanto vamos usar sempre:
" Bom dia, boa tarde, boa noite" " por favor, por gentileza", "com licença" e obrigado(a), muito obrigado (a)"
As palavras "sinto muito" e " me desculpe" também fazem parte desse grupo e sempre devem ser utilizadas quando necessário. Vamos lembrar que quando nos colocamos no lugar do outro sempre nos tornamos mais elegantes.
Falando um pouquinho sobre filas:
Esses comportamentos são totalmente deselegantes, não faça:
- O vaivém de gente que pensa que a fila do self-cervice não é fila.
- Usar a fila reservada para atendimento preferencial a idosos, gestantes, ou não oferecer a vez para eles.
- Ter a preferência ( por ser idoso, gestante, mãe/pai com criança de colo) e entrar na frente sem pedir licença.
- Guardar lugar na fila para toda a sua turma.
- Não reclamar se alguém furar a fila na qual você está.
- Atender a pessoa que furou a fila.
Acho que a maioria já sabia disso, mas nunca custa a gente relembrar né. Semana que vem estaremos falando um pouquinho sobre Etiqueta em lugares públicos como cinema, teatro, museus e palestras.
Gostaram dessa nova coluna? Me contem e vamos deixar nosso mundo cada vez mais bonito.
Até breve e um grande beijo a todos
Bibliografia: Pequeno Livro de Etiqueta- Ana Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário