quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saúde e Atividade Física

Bom dia , 

Espero que todas tenham tido um ótimo feriado tenham aproveitado muito esses dias!
Mas vamos voltar aos nossos moduladores para a nossa tão sonhada Qualidade de Vida!!



Saúde e Atividade Física.

Não temos como alcançar uma vida de qualidade sem pensarmos nessas duas coisas e é exatamente sobre elas que quero abordar um pouquinho hoje!!

Começando pela Saúde. 



O que é saúde???

Segundo a Organização Mundial Saúde é estar livre de doenças, entretanto tal estado pode apenas personificar uma "aparência saudável" mas podemos ir mais além , afirmando que ter saúde é ter bem estar nos âmbitos físico , mental e social. E para alcançar este "bem - estar geral" dispomos de muitas ferramentas, entre elas o exercício físico.

Saúde física
            A saúde física é uma das principais que deve estar sempre em dia, ela consiste no bom funcionamento do nosso organismo e das funções vitais. É sempre bom ressaltar que para ter saúde física é preciso a prática de exercícios físicos 3 vezes por semana e manter uma boa alimentação diariamente, evitar o excesso do tabaco e de bebidas alcoólicas , fazer alongamento sempre e ter uma rotina que não atrapalhe o seu sono, pois o essencial é dormir 8 horas por dia.




Saúde mental
           A saúde mental é também conhecida como sanidade mental, um termo que descreve a qualidade de vida e um bom nível de equilíbrio mental, há ainda quem descreva como a ausência de uma doença mental. Podemos ter uma boa saúde mental praticando aquilo que nos dá prazer e que estimule nosso raciocínio, como fazer palavras cruzadas, jogar xadrez, ler muito e sempre estar atento a tudo o que acontece à sua volta.

Saúde emocional

           A saúde emocional também é uma das mais importante para o funcionamento correto do nosso corpo, além de praticarmos atividades físicas, termos uma alimentação correta e exercitar a nossa mente, é preciso saber como agir e lidar com os problemas e preocupações. Nossa saúde emocional está diretamente ligada à saúde física, nosso corpo reflete aquilo que se passa em nosso emocional, por isso, é preciso ter equilíbrio emocional para que seu corpo reaja positivamente. Faça o que lhe dá prazer, não se estresse, saiba resolver os seus problemas e veja como sua qualidade de vida irá melhorar.
Afinal, nada melhor do que existir um equilíbrio em que o indivíduo possa realizar suas próprias habilidades, lidar com os fatores estressantes da vida, trabalhar e ser capaz de contribuir positivamente com a sociedade.

Como de costume ai vai uma dica para o dia!!!!

Bebeu agua??? Tá com sede????




          A exigência de água no nosso organismo varia de acordo com o nosso peso e a fase da vida em que nos encontramos. Em níveis normais de temperatura, ambiente e de atividade, o adulto comum precisa de um mililitro de água por caloria ingerida, Tanto para mulher quanto para o homem, a quantidade ideal para manter o equilíbrio adequado de água situa-se em uma faixa de dois a três litros por dia. A ingestão de bebidas, como água , refrigerante, leite, café e chá, é a principal forma de repor as perdas de água. Entretanto, os alimentos sólidos também contribuem para o estoque. A quantidade de água nos alimentos é muito variada, certos alimentos como alface, aipo, melão e a maior parte das frutas, contem cerca de 90% de água, outros contem mais de 60%, mesmo o pão, um alimento aparentemente seco, contém cerca de 36% de água.
          A água é essencial para que outros nutrientes atuem adequadamente no nosso organismo. Ela é o solvente natural da vida, e podemos citar algumas de suas principais funções:

  1.  A agua não pode ser comprimida e por isso, serve para proteger os principais tecidos do corpo como a medula espinhal e o encéfalo.
  2. A água é o principal elemento constituinte do sangue o principal mecanismo de transporte de oxigênio , nutrientes hormônios e outros compostos para a célula.
  3. A água é essencial para o funcionamento adequado dos órgãos dos sentidos. Ondas sonoras são transmitidas pelo fluido da orelha interna. O fluido dos olhos esta envolvido em reflexos da luz para a visão apropriada, para que o tato e o olfato funcionem bem, os alimentos e os odores precisam ser dissolvidos em água.
  4. A água desempenha papel fundamental na regulação da temperatura corporal. Ela é o principal componente do suor e por meio da sua evaporação na superfície da pele, ela consegue dissipar o excesso de calor do organismo. De todos os nutrientes, a água é o mais importante´para as pessoas fisicamente ativas, sendo um dos poucos que podem ter efeitos benéficos no desempenho quando usado de forma suplementar, antes durante e depois do exercícios.
  5. A água não tem valor calórico, portanto não engorda.
  6. Porém a sua falta pode trazer sérias consequencias, como desidratação, principalmente para quem mora em cidades quentes como aqui em Fortaleza- Ce rsr, caibras,alterações na pressão arterial ,  alterações na temperatura corporais e no calor podemos citar a hipertermia e o coma induzido pelo calor entre outros....



Devido a esses fatos  não esqueçam  de beber água  ao longo de todo o dia!!!!

Até a semana que vem,
Roberta Malagutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário