Essa descrição é usada para indicar um traje sofisticado e elegante.
Grau de formalidade e sofisticação da ocasião: alto ( pouco menor que o do back tie).
Eventos como: jantares e coquetéis muito especiais, comemorações, óperas, casamentos ( à noite ou bem no final da tarde).
Visual Masculino:
-Ternos escuros- opte pelo preto, marinho ou grafite bem escuro e, se quiser, adote a padronagem risca de giz, sempre elegante. Camisa social ( para usar com ou sem abotoaduras) e gravata- que tal experimentar uma em tom prata?
- Sapato social e cinto pretos.
Dica: a maneira mais clássica e à prova de falhas de combinar o terno com as outras peças é: camisa mais clara que o terno e gravata mais escura que a camisa ( não necessariamente mais escura que o terno).
Visual feminino:
Ida ao salão de beleza: idem ao black tie.
A roupa: longos não são obrigatórios; valem vestidos na altura dos joelhos ou acima, tailleurs, saias e blusas bem luxuosas, terninhos ( mais aconselháveis para eventos de negócios) de tecidos sofisticados, como sedas, musselines, crepes, rendas, tafetás, shantungs etc. Fendas e decotes podem ser usados, mas diminua o tom se o evento for de cunho profissional. Bordados e brilhos continuam valendo. Frio? Boleros e casaquetos, golas avulsas ou casacos de pele ( ainda voto pelas falsas), xales.
Dica: fique de olho no que está na moda, assim você pode optar por peças com ares mais moderno. Por exemplo, se os paetês ou lantejoulas são a bola da vez, você pode optar pela bolsinha desse material.
Acessórios: calçados também requintados, com saltos altos ( não esqueça que valem sandálias, e as metalizadas são sempre bons curingas). Bolsinhas continuam mínimas e de materiais elegantes. Bijuterias de muita qualidade ou joias especiais.
Fonte: Pequeno Livro de Etiqueta- Ana Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário