quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caminhar ou correr? Qual a melhor opção??





 
Esse é o pensamento de muitas pessoas quando desejam começar uma atividades física, muitas acham que o fato de caminhar não é eficiente que devem correr a qualquer custo; pois afinal sentem-se envergonhadas de ver muitas pessoas correndo com facilidades e  muitas vezes elas não conseguem.
 
Calma, o ato de correr é um processo gradativo, não se esqueçam de que ninguém nasceu correndo rsrsrsr antes de aprender a correr primeiro aprendemos a caminhar. E obviamente esse será o processo natural quando se trata de uma atividade física. Por isso não vá se expor ao perigo, colocando seu corpo em risco antes de estar preparado, fisiologicamente! 
 
Me preocupo, pois é natural ver quando saímos a parques calçadões , beira mar, como é o caso aqui em Fortaleza, muitas pessoas correndo, sem estarem prontas para isso, sem saber correr, e mal elas sabem que ao invés desta pratica trazer benefícios ira acarretar prejuízos ao seu organismo! 
 
A caminhada não tem contra indicação, porém correr não é indicado para todas as pessoas , caso tenha problemas cardíacos, excesso de peso e problemas nas articulações.
O correr, mesmo em ritmo lento, exige um nível de produção de energia que requer um mínimo de aptidão para poder se manter de forma contínua e ininterrupta, sei que o correr tem um "charme" a quem esta praticando, é como se fosse um atestado de boa aptidão de condicionamento físico preparado.
Mas para quem quer chegar lá não se preocupe, tente aumentar o ritmo da caminhada gradativamente. Costumamos dizer que o correr é a pós -graduação da caminhada. Quase todo mundo que não seja limitado por problemas ortopédicos, doenças com limitações funcionais podem se candidatar a esta "pós-graduação".
 




Para os iniciantes, na caminhada, existe sempre aquela perspectiva de fazer a transição para a corrida. tudo vai depender de um planejamento adequado . Uma boa dica é começar intercalar a caminhada com a corrida; no início os picos de corridas devem ser curtos, nunca ultrapassando a boa tolerância, não se deve chegar a fadiga nestes picos. Na medida que os picos forem se tornando regulares, irá ocorrer uma melhora e tolerância aos períodos de corrida, e isso será fruto de uma melhora no condicionamento físico, então aí sim esse será o sinal dado pelo seu corpo de que pode-se aumentar os picos de corrida e ir diminuindo os da caminhada, mas isso é um processo longo.
 



Por isso aos amantes da corrida, lembre-se não tenham pressa, o correr irá ser uma consequencia da caminhada!!!
 
Um ótimo final de semana, 
 Boa caminhada ou corrida a todos!
 
Lembrando que caminhar ou correr são duas atividades físicas maravilhosas que não necessitam de custo algum e te dão a oportunidade de relaxar estando em contato com a natureza!
Outro detalhe , já ia me esquecendo, quando forem  praticar não deixem de usar um bom tênis OK!!
 
Até a próxima semana,
Roberta Malagutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário