Bom dia pessoal,
Respondi com maior carinho todas as perguntas que me enviaram. Espero ter esclarecido um pouquinho da duvida de vocês!
1- Condromalácia tem cura?
Não, ou melhor dizendo ainda não. Há pesquisas sendo realizadas com células tronco, também pesquisas de medicamentos. Em medicina nada é definitivo, por isso é importante manter contato com médicos especialistas que acompanham os avanços nessa área.
2- Preciso fazer fisioterapia?
A fisioterapia é importante para ajudar na analgesia e no início do trabalho de fortalecimento, portanto nào deve ser dispensada quando for indicada pelo médico.
3- Posso continuar dançando, praticando esportes, pedalando?
Muitas pessoas perguntam se podem continuar praticando suas atividades prediletas. A resposta é depende. Depende do grau de acometimento, do tipo de atividade e do nível de fortalecimento. O tratamento é para a vida toda, portanto não adianta ter pressa. Faça tudo o que o médico mandar, espere os resultados e depois tente voltar aos poucos.
4- Existe alguma atividade física que seja totalmente liberada?
Quase todas as atividades na água podem ser feitas. Exceto aquabike, perna do nado peito, exercícios onde os joelhos sejam constantemente flexionados.
5- Medicamentos são eficazes no tratamento da condromalácia?
O uso de medicamentos a base de glicosamina e condroitina tem se mostrado eficaz no tratamento da condromalácia para a maioria das pessoas. O MSM também é usado como um protetor para as articulações!
6- Bati o joelho e agora sinto dores. Será que tenho condromalácia?
A condromalácia pode surgir devido a contusões diretamente na patela, mas apenas um ortopedista poderá dar o diagnóstico correto.
7- Não tenho tempo para fazer fisioterapia e fortalecimento. O que é indicado neste caso?
O indicado é arrumar tempo!!! Apenas o medicamento não resolverá o problema.
8- É verdade que se tenho condromalácia preciso perder peso?
Apenas se você estiver com sobrepeso ou se for obeso.
9- Que modalidades esportivas são contra indicadas?
De maneira geral esportes que gerem grande impacto (FRS) devem ser evitados. Eu incluiria aí, Ginástica Olímpica, Capoeira, Atletismo (principalmente os saltos), basquetebol, voleibol. Outras modalidades que exijam a flexão/extensão constantes podem causar prejuízos.
10- Cirurgias são indicadas?
Até onde eu tenho conhecimento as cirurgias são recomendadas apenas em casos extremos, onde há comprometimento da locomoção, justamente pelo fato de não se obter grandes resultados com ela. Contudo podem surgir novos procedimentos, o ideal é sempre manter contato com seu médico para saber das novidades.
11- É possível diminuir o grau da doença?
Até onde sei a condromalácia é degenerativa, contudo as pesquisas sobre regeneração de tecido cartilaginoso têm avançado muito. Nunca ouvi falar de casos onde o nível da doença tenha diminuído, sei de casos onde há a estabilização, o que não significa que eu esteja totalmente certa. Converse com seu médico sobre o assunto, com certeza ele é a pessoa indicada para lhe prestar essas informações.
Um bom final de semana a todos e até a próxima semana!
Roberta Malagutti - Educadora Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário