Olá queridos e queridas... Continuando com nossa Coluna de Etiqueta, vamos falar sobre o serviço á moda Americana.
Suas principais características são a praticidade e liberdade; é ideal para ocasiões descontraídas ou quando não há espaço para que todos se sentem à mesa. Os convidados se servem e retomam seus lugares em sofás e cadeiras espalhados pela sala.
Se você está organizando um encontro com os amigos e vai optar por esse serviço, o importante é lembrar que as pessoas farão a refeição fora da mesa ( em pé ou sentadas), portanto o cardápio ideal não deve incluir pratos que necessitem do uso da faca quando não há lugar para todos sentarem.
Como arrumar o espaço e a mesa:
- Pode-se usar uma só mesa ( a de jantar) em que tudo ficará exposto ( se essa é a opção, ela deve ser grande) ou combinar mesa, aparador, carrinho e/ou mesa de apoio, onde serão expostos os alimentos e todos os utensílios necessários à refeição. O arranjo é livre e você pode usar a criatividade.
- Importante: para deixar claro que ninguém vai comer à mesa, afaste as cadeiras, distribuindo-as pela sala.
Disposição dos utensílios e alimentos:
- Pense em como você quer que a circulação flua-da esquerda para a direita é mais natural.
- Na extremidade em que você quer que os convidados comecem a se servir, os pratos serão expostos em pilhas baixas, e na frente deles estarão os guardanapos- valem os de pano, que darão um ar mais especial a um serviço bastante casual.
- No centro você pode colocar os alimentos expostos em travessas, já com os talheres de serviço.
- Na outra extremidade ficam os talheres ( garfos embaixo, facas em cima), copos e bebidas.
- Copos e bebidas também podem estar previamente expostos num aparador ou mesa de apoio, motivando os convidados a se servirem.
- A sobresmesa será trazida após a retirada dos pratos principais, mas os talheres e pratos para ela já podem estar expostos.
Como se servir:
- Coloque o guardanapo na mão esquerda, sobre ele ponha o prato, sirva-se, pegue os talheres e acomode-se. Sem mistérios!
Só pegue a faca ou qualquer alimento que precise se cortar se houver onde se sentar.
- Nunca se sente à mesa principal, mesmo que você esteja em pé e vislumbre nela um espaçozinho onde podeira se acomodar.
- Respeite a fila. Nada de ficar entrando na frente dos outros!
- Se você vai voltar à mesa de alimentos para servir-se novamente, leve seu prato, talheres ( dentro do prato) e guardanapo ( sob o prato). O copo pode ficar num aparador próximo ao seu lugar. Caso não haja aparadores, escolha um cantinho discreto para deixar o copo- nem tente fazer malabarismos.
- Os anfitriões circulam entre os convidados, observando se tudo está correndo bem, e só se servem quando todos já estiverem servidos.
A escolha do cardápio
O cardápio também deve ser escolhido levando-se em conta o tom da ocasião, os convidados e o tipo de serviço que você pretende usar- por exemplo, o serviço à francesa requer algo mais elaborado, ao passo que o serviço à americana, algo mais descontraído e fácil de comer.
Algumas dicas:
O clima é relevante.
- Dias frios admitem pratos mais pesados, temperados ou apimentados. Dias quentes pedem leveza e suavidade- deixe o antar indiano supercondimentado para uma noite fria.
Não ceda à tentação de experimentar novas receitas quando você tem convidados- a possibilidade de desastre sempre ronda essas ocasiões. Opte pelo que já sabe fazer ( e bem!).
Faça de um prato- doce ou salgado- sua marca registrada.
Nem sempre você precisa cozinhar tudo que vai servir, pode comprar parte do menu já pronta- desde que a comida seja saborosa e fresca. Viva aos tempos modernos!
Se você planeja servir um prato típico ou exótico, avise seus convidados, falando sobre os ingredientes. Cheque a receptividade deles. De qualquer maneira, tenha sempre um cardápio alternativo ( pelo menos um prato) que você saiba ter pouca rejeição.
Comer é experiência, é sensação, é sentido. Então, abaixo a monotonia:
- Ao planejar o cardápio, varie cores, texturas e ingredientes. Nada, por exemplo, de servir frango na entrada e como prato principal, ou uma sequência de sobremesas cremosas ( ou tudo de chocolate).
- Ordem de servir: procure sempre colocar os sabores mais suaves antes dos mais pungentes. Assim, por exemplo, o peixe é servido antes da ave, que é servida antes da carne vermelha; a massa é servida antes das carnes.
- Capriche no visual dos pratos. Isso só valoriza seu cardápio, por mais simples que seja.
- Capriche na decoração da casa. Flores e velas fazem milagres e ajudam a transformar uma simples reunião de amigos em um jantar especial.
Evite flores e velas perfumadas. Elas interferem negativamente no apetite.
No próximo post falaremos de como se comportar á mesa. Espero que tenham gostado das dicas! Bjinhos e até breve.
Fonte: Pequeno Livro de Etiqueta-Ana Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário