Hoje quero conversar um pouquinho sobre a sua, a nossa auto estima! Este se trata do relacionamento que temos com nós mesmos.
Pode parecer óbvio, mas amar a si mesmo não é tão normal assim... Muitas pessoas tem sérias dificuldades em se amar, por uma infinidade de razões. Vejamos algumas: o nosso corpo por exemplo; qdo nos olhamos no espelho nos deparamos com coisas que não gostamos de ver, e isso muitas vezes nos causa depressão, ou amargura, ou vergonha, ou revolta, pq não aceitamos aquilo que vemos diante do espelho. Uns pq são gordinhos, outros pq são muito magrinhos, uns pq tem muitas espinhas, outros pq são ruivinhos e tem sadas no rosto, outros pq acham seu nariz muito grande, ou sua altura muito baixa, uns pq seus cabelos são lisos, outros pq são crespos, enfim, nunca estamos completamente satisfeitos com o que somos.
Com relação a nossas reclamações, muitas coisas podem ser feitas a nosso favor em várias dessas situações, mas como sempre, nada é por um passe de mágica. Tudo tem um preço, um esforço, um trabalho a ser feito na conquista do que desejamos mudar. Muitas vezes isso é possível, mas nem sempre queremos pagar o preço disso, estamos inconformados sim, mas não a ponto de fazermos o que é preciso pra ver aquela situação mudada. Outras vezes, nossos problemas são mais sérios e as vezes até tem soluções, mas nem sempre dispomos dos recursos pra resolver aquela situação e outras ainda, são coisas que realmente fazem parte de quem somos e de nossa história e não temos mesmo o que fazer pra mudar.
Então, como podemos resolver tudo isso?
Bem, se podemos nos empenhar, nos esforçar, estudar ou trabalhar em algo e ver a mudança, o que temos que fazer é abandonar a nossa zona de conforto e ir a luta. Ficarmos sentados esperando um milagre só nos fará perder tempo.
Se o problema tem solução, mas nos faltam recursos, podemos pensar no que de fato precisamos e ver como podemos trabalhar pra adquirir estes recursos que nos faltam, uma vez de posse dos mesmos, mãos a obra!
Mas e qdo não é possível a mudança? Aí já dizia o ditado: O que não tem remédio, remediado está!
Devemos trabalhar a nossa aceitação daquela situação.
Devemos trabalhar a nossa aceitação daquela situação.
De que forma?
Em primeiro lugar sabendo que fomos criados por Deus a sua imagem e semelhança, sabendo tb que ninguém nos conhece melhor do que ele, nem nós mesmos. E apesar de Ele nos conhecer profundamente, com todos os nossos defeitos, qualidades, dons e limitações, ele nos ama e nos aceita exatamente como somos e nos acolhe deste jeito.
Isso não significa que ele vai sempre nos deixar como estamos, justamente por nos amar tanto e querer o nosso bem, muitas vezes ele mesmo fará algumas mudanças, ou ajustes em nós quando necessário e se o permitirmos, que podem inclusive ser doloridas, mas que certamente valerão a pena ao vermos o resultado.
Outra coisa é termos um espírito de gratidão, reconhecendo que por mais difícil que algo seja pra nós, temos sido abençoados todos os dias por este Deus de amor. A gratidão, gera contentamento, satisfação mesmo em meio as lutas.
Tb nos ajuda bastante, tirarmos os olhos de nosso próprio umbigo e olharmos o outro que está diante de nós... Veremos que muitas vezes a situação dele é muito mais difícil do que a nossa e ainda assim ele vive de bem com ele mesmo e com sua vida, fazendo coisas que vão muito além de suas próprias limitações só porque ao invés de ficar lastimando, ele resolveu viver bem um dia após o outro enqto tiver vida pra isso.
Então, vamos pensar um pouquinho esta semana, em como temos nos posicionado em relação ao que somos. Vamos observar que na verdade somos muito abençoados por Deus e que nem temos o direito de estar reclamando. A nossa felicidade, muitas vezes está apenas condicionada a como olhamos pra nossa vida. A bíblia diz que se nossos olhos forem bons, tudo será bom, mas se nossos olhos forem maus, que grandes trevas serão. Ou seja, abra seus olhos no dia de hoje e agradeça a Deus por mais este dia de vida que ele está te dando e mostre ao mundo, qto de bom Ele tem te dado e quanto de tudo isso vc pode compartilhar com o outro.
Essa atitude fará a diferença na sua vida e tb na vida dos que estão próximos a vc! BORA VIVER!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário