terça-feira, 28 de maio de 2013

Anfitriões e hóspedes: uma relação de amor e ódio?

Olá gente linda, mais um post da nossa Coluna de Etiqueta e hoje vamos falar de um assunto tão presente em nossas vidas que é o de receber e ser recebido por outras pessoas.
Quando as coisas começam erradas, essa pode, sim, se tornar uma relação de amor e ódio. O início de uma boa relação entre hóspedes e anfitriões começa no convite. Só convide para se hospedar em sua casa pessoas das quais você realmente gosta. E, para ser um bom hóspede, o primeiro passo é só aceitar convites de pessoas queridas.



Quando você é o Anfitrião

Receber bem demanda planejamento, organização, simpatia e empatia. Esses requisitos são imprescindíveis para seu sucesso, e sem eles fica quase impossível receber de forma tranquila.

Antecedência também é preciso. Que tal cerca de dez dias? Você terá tempo para se organizar com tranquilidade- e seu hóspede também.

Pode-se estabelecer um período de permanência? "O que é combinado não é caro", já diz o ditado. Você pode, sim, estabelece  uma data de chegada e de saída para seus hóspedes.

-Evite o "passe uns dias conosco" ou " Venha passar as férias aqui em casa", se o tempo que você tem disponível para a pessoa é limitado. Faça convites claros: " Venha passar uma semana conosco durante suas férias".

O preparo da casa:

- Aqui a empatia já entra em cena: pense nas possíveis necessidades de seu hóspede e prepare-se para saná-las. Ele é vegetariano? Providencie opções de cardápio. É o amigo adolescente de seu filho? Estabeleça programas adequado a idade deles. E assim por diante.
- Pelo menis uns cinco dias antes de seu hóspede chegar, verifique se o banheiro e o quarto que ele utilizará estão em ordem. Assim você tem tempo para preparar o que for preciso.
-Cheque se você tem travesseiros, roupa de cama, de banho e artigos de higiene pessoal suficientes e adequados para receber seu hóspede.
- Comece a abastecer a casa com pelo menos três dias de antecedência.
- Um dia antes da chegada, você pode preparar o quarto e o banheiro. Faça uma boa limpeza neles.
-Abasteça o banheiro: papel higiênico, creme dental, sabonetes para o chuveiro e para a pia. Quer mimar o hóspede? Tem orçamento para isso? Prepare um kit com sabonete líquido para o chuveiro e para a pia e hidratante ou óleo de banho com o mesmo perfume; inclua um roupão branco bem fofinho, uma velinha ( e fósforos) e pronto! Você criou um clima de spa para ele!
- Providencie roupa de cama e de banho limpa.
-Separe um espaço no guarda roupa, se tiver.

- Tente conciliar a rotina da casa com a do hóspede. Não precisa mudar tudo, mas não dá para não levá-lo em consideração.
-Ofereça uma chave da casa para ele. Isso fará com que ele se sinta à vontade e até mais independente.



Quando você é o hóspede

Lembre-se de que, por mais íntimo que seja de seu anfitrião, você não mora na casa dele. Por isso não deve comportar-se como se morasse lá. Um mínimo de cerimônia já ajuda.

Procure preservar a rotina de seu anfitrião- principalmente quando ele o está recebendo fora do período de férias dele. Evite ficar exigindo programas mirabolantes e não espere ( nem demande) um cardápio especial. Claro que ele fará tudo para que sua estada seja o mais agradável possível, mas não encare isso como uma obrigação só dele

-Se ele tem filhos, procure não fazer nada que contribua para a alteração da rotina deles.
- Prepare uma programação para você ( tenha-a como um curinga) e use-a sempre que não puder contar com seu anfitrião- uma dose de independância é sempre elegante!

Se você sabe cozinhar, preparar uma refeição para ele pode ser uma boa. Mas nada de sujar toda a cozinha e deixar que ele se encarregue da limpeza.
-Você pode passar na rotisseria ou na padaria do bairro e levar algo para um lanche à noite , por exemplo.
- Colabore na manutenção da casa, desde que ele não se importe. Fique atento, porque há quem não goste que outras pessoas façam arrumações.

Voce está se sentindo em casa, mas essa é a casa de seu anfitrião. Portanto:


  • Não atenda o telefone ( a não ser que ele peça ou autorize) nem use-o sem pedir, se usar, faça-o pelo período mais breve possível. Não distribua o número do seu anfitrião para todo mundo que queira falar com você- agora, sim, é hora de usar o celular!
  • Nada de se trancar no quarto ou em qualquer outro cômodo. Procure manter-se na área social da casa.
  • Não dê palpite na educação dos filhos dele nem dê broncas ou faça críticas aos pais na frente das crianças.
  • Nem pense em dar ordens para a diarista ou para qualquer empregada da casa.
  • Não se esqueça de seus produtos de uso pessoal- mas não precisa levar roupa de cama e de banho.
  • Detesta arrumar a cama quando está em casa? Pois é, essa não é sua casa....
  • Nem considere andar pela casa de pijamas ou com qualquer traje demaisado à vontade!
  • Maneire na quantidade de malas.

Não precisa exagerar na dose, mas levar um mimo para seu anfitrião é sempre elegante e bem-vindo!

Quem não gosta de ser mimado?
E se há criança na casa, não se esqueça dela. Aliás, se o orçamento está curto e você pode oferecer só um mimo, escolha a criança- os pais também se sentirão presenteados.

Agradeça sempre: ao ser convidado, ao ser recebido, pelo jantar que estava uma delícia, ao sair.
E, ao voltar para casa, ligue agradecendo pela hospedagem!




Quando é só uma visitinha

Visitar é algo delicado, por isso evite aparecer de surpresa. Ninguém gosta de ser pego desprevenido. Em geral, o melhor é visitar quando recebemos um convite. Essa regra pode ser deixada de lado quando você tem mais intimidade com a pessoa a ser visitada, mas mesmo assim não apareça de surpresa- ligue antes!  A intimidade lhe permite perguntar se ela pode lhe receber, e você deve estar preparado- e não se chatear- se ela não puder.

Ao visitar alguém que está convalescendo em casa, ligue antes- no hospital, não há necessidade.

Visitar a nova mamãe na maternidade vale para quem é mais próximo. Fazer a visita quando a família já voltou para casa é a melhor opção se você não faz parte do círculo familiar ou mais íntimo.

Espero que aproveitem as dicas!! Nos vemos em breve!! bjinhos


Fonte: Pequeno livro de etiqueta- Ana Vaz

2 comentários:

  1. mto bom para ser repassado... Se fosse realmente assim, os hospedes seriam mais queridos e melhor recebidos. Anfitrioes teriam maior prazer em receber

    ResponderExcluir