terça-feira, 14 de maio de 2013

Atos de elegância: Como apresentar alguém corretamente!!!

Olá gente linda, tudo bem com vocês? O tema da nossa Coluna de hoje é como apresentar alguém... muita gente  não dá importância a esse ritual, por que é tão rotineiro, mas é preciso pensar que é uma formalidade relevante na nossa vida, pois através deles, formamos redes de contatos e relacionamentos e amizades duradouras se formam e se sustentam. Saber se comportar de forma positiva e elegante nesses momentos faz toda diferença.

Então vamos praticar sempre!!!

Ao parar para conversar com alguém que acabou de encontrar, seja no shopping, na rua, na saída do cinema, etc., sempre apresente a pessoa que está com você. É muito desagradável para seu acompanhante ficar feito estátua enquanto a conversa rola.

-Mesmo que seja seu cônjuge, namorado(a), irmão, etc., apresente a pessoa pelo nome. Nada de só dizer " Fulano, esta é minha esposa".




Ao apresentar

Existem precedências que determinam quem são as pessoas de maior "importância" ( não gosto de falar assim, mas essa distinção nos ajuda a dar uma sequência as apresentações). Digamos que existe uma "preferência", e a partir dela determinamos quem deve ser apresentado a quem, quem decide se estende a mão, se dá beijinhos, etc. A pessoa que não tem a "preferência" é sempre apresentada à que tem ( da menos "importante" à mais "importante").

- Os mais velhos sempre têm a "preferência", depois as mulheres. Por isso, sempre se apresenta, por exemplo, a criança ou o adolescente ao adulto; o homem à mulher: " Elisa , esse é o Caio".




Etiqueta Empresarial

O cliente é sempre mais "importante"; por isso, qualquer profissional ( mesmo o presidente) é apresentado a ele.
O profissional de cargo mais baixo na hierarquia da empresa é apresentado ao cargo mais alto. Por exemplo, o gerente a um diretor.
No caso de diretores e presidentes, apresente-os indicando o cargo antes do nome.




Por ser um momento de inclusão, ao fazer apresentações sempre diga os nomes claramente ( pode incluir os sobrenomes em ocasiões mais formais) e, sempre que possível, adicione alguma característica, interesse comum ou coincidência que contribua para o início de uma conversa entre os que estão sendo apresentados.




No barzinho, no restaurante, na festa , na reunião com amigos:

- O recém-chegado é apresentado ao grupo;
- a apresentação é feita a distância e não há necessidade de apertos de mão ou beijinhos em todo mundo.



Ao ser apresentado

Substitua o "muito prazer" ou "prazer" por "Como vai?" ou "tudo bem?". No mínimo soa mais moderno.

-Aproveite para repetir o nome da pessoa a quem está sendo apresentado, já buscando memorizá-lo. Isso ajuda a evitar mais tarde, o temido " Como você se chama, mesmo?"

A iniciativa de estender a mão ou dar beijinhos é sempre do mais "importante"- rapazes, cabe às moças decidir se vocês ganham beijinhos ou não!

Não beije nem estenda a mão a quem está à mesa, a não ser que a pessoa o faça.

No barzinho, no restaurante, na festa, na reunião com amigos:

- O homem deve se levantar para cumprimentar a todos. Já as mulheres, somente para cumprimentar senhoras mais idosas.
-Se a refeição está servida, ninguém se levanta; um sorriso simpático já basta.
- O anfitrião sempre se levanta para cumprimentar seus convidados, e vice-versa.

Num ambiente profissional ou muito formal, nada de cumprimentar com beijinhos.

Viva a empatia: ajude o outro a sair da saia justa.... ou nem entrar nela





Uma gafe muito, muito comum é não lembrar nomes. Seja na hora de apresentar uma pessoa a outra, seja cinco minutos ou uma semana após ter sido apresentado a alguém. O pior é que essa falha de memória é quase regra, e não a exceção. Assim sendo, o poder de evitar a gafe está nas mãos de quem teve o nome esquecido. Se essa pessoa for você, ajude a outra.

Na hora da apresentação: quando perceber que deu um branco no outro, não o torture com frases do tipo: " Esqueceu meu nome?". Antes mesmo de ele ter de confessar o lapso, diga seu nome ( como se estivesse se apresentando).
-E se o outro precisou lhe perguntar, não se mostre ( e não se faça de ) ofendido. Ao contrário, alivie o outro, dizendo: " Não se preocupe, ás vezes acontece comigo" e continue o papo naturalmente.

Após a apresentação ou nm futuro reencontro: ajude a pessoa a lembrar-se de seu nome, incluindo-o em algumas frases- por exemplo, " Aí você me pergunta: " Paula, o que você...." ou então ela me disse : " Marcelo, você precisa..."

Espero ter ajudado!! Voltamos na próxima semana para falar um pouco sobre como Convidar e ser Convidado. Bjinhos




Fonte: Pequeno Livro de Etiqueta- Ana Vaz

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