terça-feira, 21 de maio de 2013

Convidando e sendo Convidado!!!

Olá gente querida, hoje voltamos com mais um post da nossa coluna de Etiqueta. O tema hojé é sobre como convidar e como agir quando recebemos um convite.
Do ponto de vista do anfitrião, todo evento bem-sucedido, do mais simples ao mais formal, começa pela maneira correta de convidar. E, para o convidado, pela maneira mais elegante de aceitar-ou recusar- o convite.







Tipos de Convite

Com a existência do e-mail, convites manuscritos ou impressos estão ficando cada vez mais distante de nosso dia a dia, principalmente quando o evento não é tão formal. É por isso, também, que receber um convite que não venha por e-mail está ficando cada vez mais gratificante.

Os manuscritos são indicados para reuniãos menores, dão um leve toque de formalidade e transmitem uma imagem de carinho e dedicação ao convidado.

O convite feito por e-mail: é mais adequado para reuniões íntimas e casuais. Evite-o no caso de festas maiores- nessas ocasiões, ele pode ser usado como um reforço ao convite impresso.


O Convite impresso: ( mais frio que o manuscrito) é mais adequado para reuniões maiores, quando o número de convidados é superior a 25 pessoas, por exemplo. Ele deve ser impresso em papel de boa qualidade, com gramatura de 120g/m ou acima disso.

Convites feitos por telefone ou pessoalmente são ideais para reuniões bem íntimas e casuais.

Outras observações:

- Para convites impressos ou manuscritos, o uso do papel reciclado faz bonito!
- Sempre que possível, inclua um mapa do local e a melhor maneira de chegar.
- Pedir confirmaçaõ de presença ( ou pelo menos, de ausência) ajuda na organização. Não é frescura.
- Quando um convidado liga dizendo que não poderá ir, lamente o fato é só. Nada de perguntar o motivo ou ficar insistindo alucinadamente.
- Se a reunião é superíntima e alguns convidados oferecem auda, ela pode ser aceita. Só não abuse.
- Não é pecado estabelecer que o evento não será para toda família, mas somente para os adultos. Deixe isso claro no convite.

  • Nesse caso, antecedência é importante para que os convidados que têm filhos possam se planejar.
  • Caso algum pai peça para levar os filhos simplesmente porque quer levá-los, explique que não gostaria de abrir exceção. Se o pedido acontecer porque não há outra opção, aceite.

Antecedência para convidar


É importante evitar tanto os convites de última hora ( só valem para amigos íntimos) como os feitos com grande antecedência ( as pessoas se esquecem deles).

Para eventos mais íntimos ( jantares e almoços em sua casa, por exemplo), um prazo de cinco a sete dias de antecedência já é suficiente.

Para eventos maiores ( festas de aniversário, batizados, etc), um período de dez a quinze dias é o indicado.

Para casamentos e bodas, o ideal é uma antecedência de pelo menos trinta dias.


Recebendo o convite

Procure responder com rapidez. O ideal é ligar para confirmar e agradecer, mesmo quando não solicitada a confirmação. E se você tem alguma dúvida quanto ao evento, aproveite para solucioná-la por meio deste telefonema.


  • Ao ligar para dizer que não poderá comparecer, evite ficar dando explicações. Se o anfitrião perguntar, diga que tinha um compromisso marcado previamente e encerre o assunto.
Os atrasos tolerados são de quinze a trinta minutos.
Evite mais que isso e sempre avise quando for se atrasar mais.

Não estranhe se receber um convite especificando a hora para iniciar e acaber o evento. Esse tipo de convite é mais comum entre americanos e europeus, mas pode ser usado por aqui também.

Se você tem uma vida social agitada e recebe vários convites simultaneamente, a melhor coisa a fazer é selecionar os eventos aos quais vai comparecer. Evite a tal "passadinha". Recepcionar dá trabalho, então mostre que reconhece o esforço do anfitrião e vá  para realmente prestigiá-lo. Essa coisa de aparecer, dizer "oi" e partir é muito desestimulante para quem convida.

Quando a reunião é mais íntima, leve uma lembrancinha para os anfitriões. No caso de festas maiores, você pode fazer isso no dia anterior ou posterior.
  • Se resolver levar flores, cuidado com os buquês enormes, que darão trabalho à anfitriã para arrumar.
  • Ligar no dia seguinte para agradecer e elogiar também é muito delicado. Enviar um e-mail é outra maneira simpática de agradecer.
Nada de aparecer na casa dos anfitriões levando um prato preparado ou comprado por você para a ocasião. Isso só é permitido quenado faz parte de um acordo prévio entre o grupo. Fora isso, evite. Fica muito chato, porque seus anfitriões provavelmente levaram tempo para preparar o cardápio, escolher as bebidas ideais, etc.

  • levar uma garrafa de vinho é permitido ( e gentil!), mas não estranhe se o anfitrião não servi-la, pois o correto é encará-la como um presente que será desfrutado em outro momento.
É preciso retribuir um convite? Sim. Não precisa ser exatamente da mesma maneira, mas é simpático convidar para outro programa ( café, cinema, etc.).

Viva a empatia: Ajude o outro a sair da saia justa.... ou nem entrar nela

  • Evite fazer convites pessoalmente quando quem você quer convidar está acompanhado de alguém que não será convidado- seja porque você não o conhece, seja por que não quer estender o convite a ele.
  • Foi convidado para o evento do ano? Não fique esnobando quem não foi.


É isso pessoal, no próximo post falaremos sobre Hóspedes e Anfitriões.

Espero que tenham gostado!! Bjinhos

Fonte: Pequeno livro de Etiqueta- Ana Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário