sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Academia é lugar de idoso?

A musculação ajuda na prevenção de quedas, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular.



... Engana-se quem pensa que a academia é lugar só para jovens. Quando a idade avança e a melhor idade vai chegando, a rotina de exercícios físicos aliados a hábitos saudáveis é fundamental para qualidade de vida do idoso. De acordo com o Ministério da Saúde, a queda, que normalmente gera fraturas ósseas, é o principal fator de internações dos idosos. Além disso, dados revelam que, anualmente no Brasil, cerca de 1.500 idosos vão a óbito devido a fraturas no fêmur. As causas mais comuns para as quedas são dificuldade de visão, falta de equilíbrio, perda progressiva da força nos membros inferiores, osteoporose e outros fatores que dificultam a mobilidade.


A musculação é uma das atividades recomendadas para homens e mulheres acima de 60 anos, pois melhora a flexibilidade, o equilíbrio e aumenta a força muscular. Os exercícios físicos são importantes em todas as fases da vida, mas para os idosos são imprescindíveis, já que ajudam a prevenir a osteoporose e aumentar o equilíbrio dinâmico na hora de se locomover. A musculação auxilia indiretamente e diretamente na prevenção de quedas. O fortalecimento dos músculos e o aumento do equilíbrio fazem com que o idoso se sinta mais flexível e seguro ao caminhar.
Outro benefício dos exercícios físicos é a prevenção de doenças cardiovasculares. Uma alimentação balanceada associada a exercícios gera uma maior condição cardiovascular, diminuindo os riscos de infarto e aterosclerose. A socialização é outro fator que influencia na qualidade de vida do idoso
A maior preocupação em relação aos exercícios nesta faixa etária é a orientação e o acompanhamento. Todo exercício deve ser prescrito por um Profissional de Educação Física , para que a frequência e a intensidade dos exercícios sejam adequadas para cada pessoa. 



O acompanhamento, no momento da atividade, é importante para garantir a postura e a carga adequada, diminuindo os riscos de lesões. Antes de iniciar as atividades, o idoso deve realizar uma avaliação física e exames de médicos, para que sejam verificadas as contra indicações e restrições, além de indicar a melhor opção de treino.
 
 Adaptado de Saúde WEB

 
 


Bom final de semana a todos,

Roberta Malagutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário