terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pais e filhos!

     Oi pessoal, eu ando meio atrapalhada com minhas segundas feiras, por isso um pouco atrasada com meu post, mas estou aqui! rsrsrs... e gostaria hoje de falar um pouco sobre essa relação de pais e filhos, porque muita gente me pergunta sobre isso.


     Este assunto é amplo, e gostaria hoje de falar sobre os pequeninos. Primeiro quero deixar clara que neste quesito educação, o único que realmente é perito nisso é Deus. Do mais, vamos sempre tentando e nos esforçando pra fazer o nosso melhor, mas que nem sempre resulta no melhor que esperávamos. Ainda assim a bíblia nos diz que devemos ensinar a criança o caminho em que ela deve andar, e quando ela for adulta não se desviará do que aprendeu na infância...
     Tb quero dizer que estarei me dirigindo as mamães aqui, mas o inverso tb é verdadeiro, ou seja, as mesmas dicas servem para os papais tb.



     Mas existes alguns pontos que são fundamentais pra termos alguns bons resultados e quero listá-los:
     01- Seja o seu sim - sim e o seu não - não! Ou seja, se vc diz dez vez que algo não pode ser feito e na 11ª vc desiste e deixa a criança fazer, porque vc cansou dos gritos dela ou da birra, então na verdade, vc está dizendo pra ela que isso não é tão fácil de conseguir mas é possível, é só ela teimar bastante que ela consegue. Então, não adianta depois dizer que ela não te obedece, vc ensinou este comportamento a ela. Pense antes de dizer não, mas se vc disse, vá com este não até o fim, pra que ela saiba que não é não!
     02- Nunca diga pra criança qdo ela estiver teimando com vc que quando o pai dela chegar vc vai contar tudo pra ela e então ela vai ver o que deu teimar... Vc é a mãe! Vc tem autoridade suficiente pra resolver o que for preciso sozinha com a criança. Ela tem que saber que vc é responsável por ela e que sua palavra é pra ser acatada e obedecida. Ou a criança vai achar que ela não precisa te respeitar porque seja lá o que for que aconteça, vc precisa esperar o pai dela chegar pra resolver.
     03- Por outro lado, nunca tire a autoridade de seu marido como pai, se ele repreendeu seu filho por algo, ou se ele disse NÃO pra algum pedido e a criança recorrer a vc, diga Não também! Ah.... mas e se eu não concordar com ele? Então vc vá em particular com o seu marido e discutam a situação e saiam os dois em comum acordo com uma única resposta. A criança precisa saber que vcs estão unidos e de acordo na educação dada a ela.


     04- Nunca ameasse o seu filho! Se vc o avisar o seu filho que determinada ação tem  tal consequência, e ele praticar a ação mesmo assim, então ele precisa arcar com aquela consequência, ou ele não acreditará em sua palavra. O que vc fala não serve pra nada, porque vc nunca cumpre com aquilo que vc mesma disse.
     05- E nunca faça todas as vontades de seu filho, custe o que custar. Vc é responsável por ele e sabe o que é melhor pra ele até que ele seja civilmente capaz. Se não pode comprar determinada coisa que ele quer, não compre e explique as razões, mas não compre. Ele precisa saber que a vida é assim, não podemos ter tudo que queremos. Mesmo que vc possa fazer a vontade dele, dê limites a ele, ao contrário do que se diz por aí, se frustrar de vez em quando faz muito bem a saúde emocional da criança, ela precisa aprender a lidar com isso desde de pequena, porque a vida trará muitas frustrações e elas terão de lidar com estas sozinhas... É sua função ajudar seu filho a lidar com as limitações, resistências, com as dificuldades e lutas que certamente virão.


      Teria muitos outros pontos a colocar, como disse esse é um assunto muito amplo, mas gostaria mesmo só de deixar umas regrinhas básicas, que não só ajudam o seu filho, dando a ele a certeza de segurança e proteção, mas também ajuda no seu relacionamento conjugal. Quanto mais alinhados vcs estiverem, melhor será o relacionamento de vcs.
     E sem pressa, vamos conversando mais sobre este assunto que é tão polêmico e também tão angustiante para os pais por não saberem exatamente como agirem em determinadas situações... FICA A DICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário