quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O correto uso dos utensílios: e agora, o que é que eu faço?

Olá queridos e queridas, vamos continuar nosso post da Coluna de Etiqueta falando um pouquinho dos utensílios usados nos eventos. Sempre rola alguma dúvida de como manusear alguns não é mesmo? Espero ajudar vocês com algumas dicas:





A colher: segure-a com a mão direita e leve-a à boca pela lateral.

O garfo: segure-o com a mão esquerda, ou com a direita quando você não estiver usando a faca.

A faca: segure-a com a mão direita seja para cortar o alimento, seja para colocá-lo sobre o garfo ( o que é permitido).

- A faca não deve ser utilizada para cortar alimentos macios. Na dúvida, pergunte-se: " Se eu não tivesse a faca, conseguiria cortar esse alimento sem fazer força ou sem que ele saísse "voando", somente usando o garfo ou a colher? " Se a resposta for sim, não precisa cortar o alimento com a faca.

Não gesticule com os talheres nas mãos: Descanse-os sobre o prato, evitando que qualquer parte deles toque a mesa.








O guardanapo: 

- Se for de pano, vai para o colo logo que você se acomoda, com apenas uma dobra ao meio, com a abertura voltada para você. Assim, ao levá-lo à boca, você poderá usar a parte interna,não expondo nenhum tipo de mancha.
- Utilize-o para limpar a boca sempre que for tomar sua bebida, assim você evita que o copo fique todo manchado.
- Ao terminar a refeição, ele volta para o lado do prato, displicentemente- nem amassado como uma pelota de papel  nem dobrado como um origami.



As taças: segure-as sempre pela haste. Se segurá-las pelo bojo, a temperatura da mão vai alterar o sabor da bebida, principalmente no caso dos vinhos ( mesmo dos tintos).

-Se não quer mais a bebida, apenas recuse delicadamente. Nada de cobrir o copo com a mão.



Ao terminar a refeição, os talheres descansam sobre o prato. Há duas opções ( pense no prato como um relógio e nos cabos dos talheres como os ponteiros):

- posicionados em 3h15, com a faca posicionada acima do garfo e a lâmina voltada para você;
-posicionados em 6h30, com a faca à direita do garfo e a lâmina voltada para dentro do prato.





Na mesa informal: se os pratos com os alimentos estão sobre a mesa, não há nada que o impeça de passá-los aos comensais, colaborando para que a comida chegue mais rapidamente a todos. Assim como não há nada que o impeça de perguntar a quem está próximo se gostaria que o servisse ( antes mesmo de você se servir). O mesmo vale para a bebida- mesmo que você não seja o anfitrião.


Por hoje é isso queridos.. espero que tenham gostado das dicas! No próximo post vamos dar dicas sobre como se portar em um jantar com comida japonesa.


Bjinhos e até breve!

Fonte: O pequeno livro de etiqueta- Ana Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário