quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Falando sobre os pés....

Bom dia ainda vamos continuar falando sobre os nossos pés!



TREINE-OS
 Se for viajar , aproveite para andar descalço, principalmente na areia, que estimula os receptores da planta e trabalha os músculos períneos, além de estimular o retorno sanguíneo. Sapatos limitam a mobilidade da musculatura dos pés, por isso é importante fazer exercícios descalços:

  1. Para aquecer, caminhe na ponta dos pés (10 passos)
  2. Jogue o peso do corpo desde os dedos até os calcanhares passando por toda a planta e volte devagar
  3. Jogue o peso do corpo da parte de fora para a parte de dentro dos pés
  4. Segure um pedaço de pano com os dedos. Repita 10 vezes e troque de pé.
  5. Termine com uma massagem relaxante com uma bola de tenis. Pise sobre ela e deslize-a por toda a planta, especialmente nas áreas que sentir mais tensas.

TIRA - DÚVIDAS

1-  O que se deve fazer antes e depois de treinar?
 R: Antes, é importante lixar as áreas mais endurecidas da planta e assegurar que as unhas estão bem cortadas, para que não machuquem a pele que fica em volta delas. Também é interessante usar talco, a fim de reduzir  umidade criada pela sudorese e aplicar vaselina entre os dedos, para diminuir os atrito entre eles. Depois do treino, mantenha os pés hidratados com alguns cremes específicos para essa região. Banhos frios ajudam a reduzir inflamações. Se tiver calos, trate logo deles.

2-  Os traumas sofridos pelos pés diferem de esporte para esporte?
R: Cada modalidade produz traumas diferentes. No tenis por exemplo, os pés sofrem muito nas freadas e mudança de direção. Se vc corre uma maratona , é muito provavel que apareça bolhas, devido ao impacto repetitivo. No ciclismo, a sapatilha é rigida e muito estreita. Se vc tiver pés largos, poderá haver compressão de vasos e até nervos.

3- O que se deve fazer se surgirem bolhas?
R: Depende do momento. Se vc está correndo uma maratona e consegue resistir a dor, termine a prova. Quando se trata de um treino ou de uma prova sem muita importancia para o atleta, o mlhor é parar. Continuar a corrida com a passada alternada para evitar que as bolhas doam gera um risco de sobrecarga e lesão nas costas e outras estruturas.

4- Como o joanete se forma? Há esportes que podem influir no aparecimento do problema?
R: O joanete é uma alteração da estrutura do pé. São mais susceptíveis pessoas com pé chato, tornozelo supinado, ou joelhos voltados para dentro . Se com a pratica esportiva insistimos nos gestos articulares que incidem sobre essas formações, agravaremos o problema.

O TÊNIS CERTO PARA VOCÊ
 Escolher um bom tenis não é algo fácil. Corrida é  o esporte que mais traz impacto aos pés, que merecem mais atenção. A escolha do calçado depende do arco do pé e da forma com que pisa o chão.
Cada pessoa tem um pé praticamente unico, e para escolher bem o tenis também precisa levar em consideração outros fatores, como peso, sexo, idade, tipo de prova que vai participar ou tipo de atividade fisica que pratica. Procure sempr uma loja especializada a qual os vendedores saberão lhe ajudar, vale apena!

TIPO DE ARCO                 ALINHAMENTO DO PE                     TIPO DE TENIS
 arco normal                            neutro                                                     estabilizador
arco alto                                 supinador                                                amortecedor
pé -chato                             pronador                                              para o controle do movimento

 CUIDADOS
 Comece sempre com uma higiene correta, use produtos que se adaptem ás caracteristicas especificas da pele dos pés.
 A secagem dos dedos é fundamental, o suor e a umidade fazem com que os pés se convertam em meios de cultura para o crescimento de fungos e bactérias como a frieira ( pé de atleta), ou da cândida, que provoca irritação entre os dedos. Depois do banho procure secá-los bem especialmente entre os dedos. Se notou o aparecimento de uma frieiram use imediatamente um fungicida.
 Use esfoliante ao menos duas vezes na semana, um dos maiores problemas dos pés é o acumulo de células epidérmicas nas zonas submetidas a pressão ou atrito, que acabam por originar calos e " cascas".
 Hidrate os pés diariamente, pele seca pode provocar fendas dolorosas, especialmente nos calcanhares, aplique diariamente um produto especifico, evitando a região entre os dedos, que tende acumular umidade.
 Apare as unhas com cuidado, use um cortador só se elas estiverem compridas e sempre depois do banho. evite cortá-las muito curtas e mantenha-as retas para que não incomodem ao treinar.
 A maior concentração de glândulas sudoríparas do corpo se encontra nos pés, que acabam por levar a multiplicação de bact´rias produtoras do mau cheiro ( chulé) , ainda que eles estejam limpos. Se é o caso, use um produto específico para controlar a sudorese.
 Pes cansados? Prepare um escalda pés relaxante ou coloque-os em um balde com água morna e sal grosso e massageie-os suavemente, dos dedos aos tornozelos.
 Um ótimo final de semana a todos nós e principalmente aos nossos pés, não se esqueçam deles!!!!!

Roberta Malagutti -  Educadora Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário