Antes de começarmos o nosso assunto da semana, quero me desculpar por ter me ausentado na semana passada, estava em uma viagem de trabalho, mas preparei hoje algo com muito carinho pra vcs, vamos lá!
Eles suportam o peso do corpo,nos permite caminhar, correr nos exercitar. Por isso, eles merecem toda a nossa atenção. Cuide bem desses parceiros da atividade física.
O pé, Base de sustentação do corpo: Ele tem duas grandes funções: suportar o peso do nosso corpo e permitir a propulsão , o caminhar e o correr, funções chamadas de dinâmica. A função dinâmica também esta ligada ao amortecimento das pressões que chegam aos pés durante a corrida e o salto. As cargas recebidas por eles são bastante altas , mesmo em sedentários, e ainda mais elevadas nos pés de quem pratica um esporte, motivo pelo qual quem faz atividade física deve cuidar com carinho desses parceiros. Só para terem idéia, eles sofrem um tremendo desgaste ao longo da vida.
COMO ELE É?
O pé é formado por diversos pequenos ossos, 33 juntas, 107 ligamentos e 19 musculos, que alem, de proporcionarem uma estrutura potente, dão grande mobilidade a ele. Um quarto de todos os ossos do corpo estão concentrados nos pés: são 26 deles dispostos em forma de arco. Na parte posterior, na região do tarso, encontram-se os ossos mais fortes e grandes, já que é neles que boa parte do peso do corpo fica apoiada. Á medida que se caminha em direção á ponta dos dedos , os ossos vão ficando menores, a fim de garantir maior mobilidade. Embaixo da grossa pele da planta e das camadas de tecido gorduroso situadas abaixo dela, que garantem amortecimento e proteção, encontram-se tiras musculares resistentes, que protegem os vasos e os nervos localizados na planta.
Acredite, há cerca de 250 mil glândulas sudoríparas nos dois pés, que excretam aproximadamente 230ml de suor por dia. Por essa razão, é fundamental escolher um calçado que permita a eles transpirar, evitando a proliferação de fungos e bactérias causadoras do chulé.
Mau posicionamento, pisada errada e o uso de um sapato inadequado desencadeiam uma série de forças que acabam por gerar problemas aos pés. Não à toa as mulheres apresentam mais complicações que os homens
boa parte deles resultado do uso irregular de saltos.
SIGA ESSAS DICAS E EVITE PROBLEMAS
Compre um tênis adequado e específico para o seu esporte, seu tipo de pisada, peso e volume de treino. Eles devem ter um bom sistema de amortecimento e serem feitos de tecido respiravel.
- Jamais estreie um tênis novo em uma prova ou em um treino muito longo. Eles devem estar previamente amaciados.
- Depois do exercício ou treino, estimule o retorno do sangue colocando os pés para o alto e fazendo uma massagem ascendente ( em direção ao coração).
- Evite o uso de saltos muito altos, de calçados feitos de materiais que impeçam a transpiração, formas que comprimam muito os pés e qualquer outra coisa que resulte em incômodo. Isso pode acabar provocando uma lesão.
- Visite um podólogo de tempos em tempos ou quando sentir algum problema, ao menos uma vez por ano. Um dor pode ser causada por uma inflamação da unha, calos ou joanetes. procure tratamento o quanto antes.
- Inclua um trabalho proprioceptivo no treino, para que consiga estimular os receptores sensoriais dos pés. Apoie o pé descalço em superfícies instáveis para garantir maior estinulação.
- Alongue o tendão de Aquiles e a fáscia do sóleo . O sóleo é um musculo profundo da panturrilha e possui uma grande fáscia que continua no tendão de Aquiles e na fáscia plantar. Para ganhar flexibilidade, é preciso fortalecer e alongar o sóleo por meio de uma flexão do tornozelo , mantendo uma ligeira flexão dos joelhos .
Na proxima semana trarei um pouco mais sobre como treinar os pés , e tirarei algumas dúvidas frequentes e falarei sobre os cuidados que devemos ter com os pés e o tênis certo para cada pisada.
Ótima semana a todos e até,
Roberta Malagutti - Educadora Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário