Hoje vamos falar sobe o último transtorno alimentar de nossos posts !
O que é:
A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adônis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta maioritariamente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.Sintomas da vigorexia
O principal sintoma a vigorexia é o fato de indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:
- Dor muscular persistente por todo o corpo;
- Cansaço ao extremo;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Anorexia/ Dieta muito restritiva;
- Insônia;
- Aumento da frequência cardíaca ao repouso;
- Menor desempenho durante o contato íntimo;
- Sentimento de inferioridade.
Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se a si mesmos como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvido. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.
Causas da vigorexia
As causas da vigorexia são psicológicas, mas acredita-se que possa haver alguma relação com os neurotransmissores do sistema nervoso central, pois alguns casos de vigorexia foram precedidos por doenças como meningite ou encefalite.Consequências da vigorexia
Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenças cardiovasculares envolvidas, câncer de próstata e diminuição do tecido testicular.
Tratamento para vigorexia
O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, onde os objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua auto-estima. Além disso, pode ser necessária a toma de medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista.Mais uma vez fica a dica: O exagero pode ser o primeiro sinal de alerta!!!!
Ótimo dia a todos
Roberta Malagutti
Nenhum comentário:
Postar um comentário