segunda-feira, 3 de junho de 2013
Presentes e mimos, quando você oferece?
Olá gente linda, tudo bem com vocês? Vamos dar continuidade ao nosso papo sobre etiqueta e o assunto hoje é presentes e mimos. Sempre rola essa dúvida, não é mesmo? Quando oferecer e o que oferecer de forma elegante e passar uma imagem legal e respeitosa para as pessoas que você convive. Vamos tentar tirar algumas dúvidas então:
Atenção ao outro é fundamental: pense em algo de que ele gosta, o que usa, o que pode ser útil, seu estilo pessoal, sua personalidade, seus interesses, seus hobbies etc. Qualquer uma dessas coisas pode ajudar você a escolher um presente que será um sucesso.
Para presentear pessoas que não conhecemos bem ou com quem não temos muita intimidade, o que não devemos fazer é:
- exagerar no valor do mimo- fica constrangedor e, ás vezes , até esnobe;
-oferecer ítens muito pessoais- perfumes, roupas, acessórios e objetos de decoração são os mais difíceis.
Sempre que possível, acrescentar um cartão ao presente. É sempre bom ler algo genuinamente carinhoso.
Cuidado para não reduzir o ato de presentear a uma ferramenta de marketing nem presenteie esperando uma contrapartida. Presentear deve ser um ato de generosidade, que você pratica para deixar o outro feliz.
Presentear em dinheiro pode, mas só quem você tem muita intimidade. Mesmo assim, ainda pode parecer que você ficou com preguça de escolher algo especial para a pessoa.
Capriche na embalagem. Ela faz parte do ritual e enche os olhos!
Livros, revistas e jogos podem ser ótimos presentes para quem está acamado. Muitas vezes, são melhores que flores.
Para a nova mamãe, se quiser mandar flores, faça-o quando a família já tiver voltado para casa ou leve quando for visitá-la. E não se esqueça de uma lembrancinha para o recém-nascido. Livros infantis fazem um presente lindo, que pode ser compartilhado por pais e filhos- funcionam como um presente para a família.
Para presentear anfitriões, flores ( arranjos delicados e de fácil manuseio), chocolates e vinhos podem não ser as opções mais criativas, mas são sempre bem recebidos.
Em festas maiores, o presente é enviado um dia antes ou um dia depois. Evite chegar com ele na hora.
Vai viajar? Pois saiba que você não tem obrigação de trazer lembrancinhas para todo mundo, mas pode aproveitar e comprar algo especial para alguém que esteja para fazer aniversário, por exemplo.
Presente não se anuncia. Senão, fica parecendo que você quer algo em troca.
Nunca viu a pessoa com o presente que você deu? Não fiscalize, não fique perguntando por que ela não usa ou por que ele não está exposto. Pode ser que ela não tenha gostado, que não tenha nada a ver com ela, enfim....
Cuidado ao presentesar crianças- leve sempre em conta a reação dos pais. É claro que qualquer criança adoraria ganhar, por exemplo um animalzinho de estimação, mas nem tente!
Vale-presentes estão cada vez mais populares. Escolha aqueles que você tem certeza que são de lojas, produtos ou serviços ds quais o presenteado gosta. Outra coisa: eles são mais indicados para pessoass mais íntimas, porque o valor está ali, bem à vista.
Flores sçao verdadeiros curingas, pois podem ser oferecidas em praticamente todos os momentos. De agradecimentos a celebrações, elas fazem bonito. Basta escolher os arranjos mais adequados- e sempre os naturais.
Flores para homens? Que tal folhagens ou arranjos bem minimalistas? Eles tem uma cara mais masculina. E, com tranto homem gourmet, os vasinhos de ervas também valem- e os de pimenta também!
Quando você recebe
Abra o presente na frente de quem o ofertou, tomando cuidado para não exagerar na reação, de forma que pareça falsa, nem fazer cara feia, caso tenha se decepcionado.
Não fique exibindo o mimo quando outros não ganharam nada ou quando você é o anfitrião e outros convidados não o presentearam.
Se o presente ou as flores vieram por portador, é preciso agradecer o mais rápido possível, de preferência por telefone, e não por e-mail.
Lembre-se de que presente não é obrigação, então não fique com cara feia se não ganhou.
Não repasse o presente para outra pessoa- pelo menos não para alguém do mesmo círculo social de quem o presenteou-, mesmo que tenha sido ofertado pela pessoa mais íntima de você,
Se lhe perguntarem o que você quer ganhar, você pode , sim , dar dicas. Evite dizer "nada". Se o fizer, depois não fique com aquele sorriso amarelo ao receber "nada" de presente!
Quer retribuir? Não precisa ser da mesma maneira. Você pode, por exemplo, convidar a pessoa para um café, um almoço, etc.
Espero que tenham gostado e aproveitado as dicas!! Até breve! Bjinhos
Fonte: Pequeno Livro de Etiqueta- Ana Vaz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário