Exige-se muita formalidade, elegância e organização. É o mais requintado dos tipos de serviços e é indicado para ocasiões cerimoniosas. Exige pessoal treinado- ninguém se levanta da mesa durante a refeição, por isso, se você quer oferecer um jantar assim em casa, precisa ter pelo menos uma copeira ou garçom treinado para ajudá-lo. Para organizá-lo, você precisará de tempo e dinheiro. Para participar dele, deve ficar atento a algumas regrinhas de comportamento.
A dinâmica
Com todos os convidados sentados à mesa:
- A bebida é servida pelo garçom ( ou copeira) pela direita, sem que copos ou taças sejam levantados da mesa
- os alimentos são dispostos em travessas acomodadas (sem bandeja) sobre a mão esquerda do garçom, que os apresenta ao convidado pelo lado esquerdo.
- É o convidado quem se serve
- Com exceção da sopa, todos os pratos devem ser servidos duas vezes.
- Quando um convidado não coloca os talheres em posição de "terminado", mesmo ao finalizar o prato, isso indica que deseja repetição.
- A retirada dos pratos e talheres ( no final ou entre um prato e outro) é feita pelo garçom, pelo lado direito do convidado, bem como a colocação dos novos talheres. Esta é mais comum quando não se opta pela montagem completa da mesa ou quando a montagem completa não pode acomodar todos os talheres que serão utilizados. Saiba que se colocam no máximo três talheres de cada lado do prato.
- Os copos são retirados pela direita, no final da refeição.
- Quando há mais de 08 pessoas, é indicado que haja dois garçons servindo simultaneamente, assim se agiliza o serviço.
- A ordem ( precedência) para servir os convidados é a seguinte:
- Pessoas mais velhas primeiro.
- Mulheres ( anfitriã e todas as convidadas) antes dos homens.
- A primeira mulher a ser servida é a que está sentada à direita do anfitrião, depois dela a que está à esquerda e daí em diante outras, na direção de circulação do garçom. O primeiro homem a ser servido ( após as mulheres) é o que está à direita da anfitriã, o segundo é o que está à esquerda dela, e segue-se o fluxo.
- Os anfitriões sentam-se sempre separados ( neste ou em outro tipo de serviço), cada um numa ponta da mesa ( ou ao centro, quando se optar por não usar as pontas da mesa), e são sempre os últimos a serem servidos.
- Os lugares à direita dos anfitriões são reservados aos convidados de honra. Por isso, se não houver pessoas mais idosas, o serviço sempre começará pela mulher sentada à direita do anfitrião.
- Outra ordem de servir é iniciando pela convidada à direita do anfitrião e, em sentido anti-horário, servir todos os outros convidados, passando pela anfitriã, até terminar com anfitrião.
Arrumação da Mesa
Pode ser completa, ou os talheres podem ser trazidos à medida que cada novo prato é servido.
- Se você é convidado e essa é a primeira vez que se depara com a mesa montada dessa maneira, não se apavore : saiba que os talheres são utilizados na ordem de fora para dentro. A colocação dos talheres indica a sequência dos pratos que serão servidos- o primeiro prato se come com o primeiro par de talheres colocado mais para fora ( ou se toma com a colher, quando a entrada é sopa), e assim sucessivamente.
Nos próximos posts vamos falar como manusear cada talher.
Espero que tenham gostado! Bjinhos e até breve!
Fonte: Pequeno livro de etiqueta- Ana Vaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário