segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nós e os livros!

     Olá pessoal, agora gostaria de falar um pouco sobre a leitura. Vocês gostam de ler? Em casa todos nós gostamos de ler, pq é muito bom, além de não nos deixar permanecer na ignorância, além de nos ensinar sobre outras culturas, lugares e uma infinidade de outras coisas, ainda nos permite viajar não só pelo mundo conhecido mas também pelo mundo da imaginação.
     Eu gosto tanto de ler, que vivo dando livros de presente pras pessoas que amo e quero bem. Até o Djavan fez uma música falando de um lugar pra ler um livro. Ler é sempre inspirador. E por falar em lugar, Livrarias são uns dos lugares preferidos em meus passeios. Livros novos a serem descobertos, folhas intocáveis, cheiro de livro novo. E os ambientes acolhedores e propícios para a leitura? Se chove, é bom ter um livro, se faz frio é muito bom estar acompanhada de um livro, mas se estiver no verão em uma linda praia, o livro é um fiel companheiro. Se está na fila de um banco, ou dentro de um ônibus, o livro é sempre boa companhia.
     Nosso fascínio pelos livros começo muito cedo, desde quando ainda somos bebês e se formos estimulados, esse fascínio irá conosco até o final de nossa vida, afinal qual é a criança que não gosta de ouvir histórias? Ou qual o adulto que despreza uma boa história? Eu não conheço ninguém que despreze histórias, vc pode até ter preguiça de ler, mas certamente gosta que alguém conte histórias pra você.
     Quando lemos um livro de estórias, sejam elas quais forem, ficção, romance, comédia, ação ou aventura, ou ainda um suspense, criamos um mundo inteiro com a ajuda do escritor, mas o que acho realmente  mágico nisto tudo é que ele é absolutamente um mundo só seu. Quando o escritor escreveu, ele tentou descrever o que ele via em sua imaginação, mas ele não pode faze-lo, por mais que ele tente, assim como vc jamais vai conseguir por pra fora o que você imaginou. E mesmo que consiga nunca vai ser exatamente igual a imaginação do escritor ou de cada outro leitor. Até podemos tentar, explicando pro desenhista ou cineasta como imaginamos, mas ainda assim, faltaram detalhes que só existe em sua imaginação. Acho isso fantástico, na verdade, acho isso divino mesmo. Coisa de Deus! Mas é ainda mais mágico, porque quando lemos um livro, podemos sentir cheiros, o clima, o ambiente. Pela leitura de um livro, sentimos as mais variadas emoções, podemos amar e odiar, rir e chorar...
     Podemos nos  envolver com os personagens e seus dramas, nos afeiçoar a eles ou não, torcer por eles como se fosse uma história verídica, podemos até nos colocarmos no lugar deles... Se for um livro de suspense, sentimos calafrios e muito medo... Ler é um presente de Deus e usar a imaginação então, nem se fala.
     Se o livro não nos cativa, as vezes o abandonamos e logo nos esquecemos dele, mas se ele nos encantar, vamos ler e nunca mais vamos nos esquecer não só da história, como do cenário que é único e exclusivo e só nosso. Quando falarmos do livro, todas as lembranças de nossa imaginação surgirão imediatamente em nossa mente como se aqueles cenários fossem reais e concretos.
     Dependendo da leitura, ela pode nos transformar, pode interferir em nossas crenças e em nosso comportamento, seja pro bem ou pro mal. É algo realmente mágico, divino mesmo. Enfim, se vc não é um apreciador da leitura, saiba que vc está perdendo muito com isso.
     E realmente desejo ter te motivado, te provocado a essa experiência, porque certamente se vc começar, nunca mais vc vai querer parar.

     Só te aconselho que, pelo menos no início vc procure em amigos e especialistas por indicações de bons livros de acordo com o gênero que mais te interessa, porque caso vc tenha o azar de pegar um livro que não goste, talvez perca novamente o interesse antes mesmo de saborear o que há de melhor na leitura.
     No mais te desejo uma ótima jornada neste caminho da imaginação e indico o livro mais importante e transformador que qualquer ser humano possa ou deva querer ler, a Bíblia, um livro com todos os gêneros reais e fictícios inclusos nele. Este de fato pode transformar eternamente a sua vida.
    No mais, até nosso próximo bate papo sobre relacionamentos...

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário